top of page

ÔNIBUS


É inevitável não olhar para o lado de fora da janela do ônibus. Ver os carros passarem, os comércios abertos, os cachorros de rua e as pessoas – enquanto simplesmente vivem – sorrindo, outras chorando, conversando, gritando, correndo ou andando sem pressa alguma. Entre tantos outros verbos que são possíveis no gerúndio. Mas entre todas essas coisas, não percebemos o verdadeiro sentido da vida. E durante o tempo que não tomamos consciência de que os anos estão passando nos perdemos com ocupações inúteis.


E sentada no banco do ônibus olhando a vida passar, me deparei com um senhor em uma cadeira de rodas varrendo sua calçada. E isso me fez pensar sobre a verdadeira essência da vida. E sobre como somos ingratos!


Desperdiçamos momentos importantes em nossas vidas, de alegrias e de tristezas. E o motivo é que estamos tão acostumados a apenas trabalhar e conquistar bens materiais. Que nos esquecemos de pensar de quê adianta trabalhar tanto se não tivermos um simples segundo de prazer?


Nós, meros seres humanos, reclamamos de absolutamente tudo. Da água fria do chuveiro queimado que ninguém trocou ainda. Do carro estragado quando se tem um lugar importante a ir. Por querer comprar uma roupa nova porque não quer mais repetir as mesmas. Por uma unha quebrada. Por ter que lavar as louças e os talheres. Por estar cansado da escola, do trabalho chato e do salário.


Mas se pararmos para refletir existe um número muito grande de pessoas no mundo que não têm energia em casa, outras nem casa têm. Que precisam contar as moedas para pagar uma viagem de transporte público. Que não têm condições de estudar, pois precisa trabalhar. Enquanto muitos estão desempregados e só possuem uma roupa para vestir.


Ao descer no meu destino olhei para as pessoas ao meu redor. O ônibus seguiu seu caminho e eu seguiria o meu. Eu me sentia renovada! Talvez se apreciarmos mais a beleza do mundo, seriamos mais belos por dentro.

Cessar as reclamações e apreciar o céu e o sol que Deus tem a nos oferecer. Dançar na chuva quando pudermos. Abraçar nossos pais enquanto ainda temos tempo. Ligar para um amigo e dizer que está com saudades. Procurar o amor quando ele estiver te chamando. Trabalhar com disposição e na hora de descansar, que seja tranquilamente. E por mais que pareça coisa de filme, faça! Para que um dia desperte em nós a vontade de viver.

bottom of page